domingo, 30 de dezembro de 2007

AUTOCONHECIMENTO

Você já parou para pensar no que estará fazendo daqui a 10 anos por exemplo?

Quanto dinheiro você terá poupado?

O que você terá construído?

Pois é, a gente gasta um tempão tentando resolver os problemas do dia-a-dia que se esquece de parar e refletir sobre questões fundamentais da nossa vida.

Lembre-se: o tempo passa mais rápido do que percebemos.
Agora veja o roteiro de indagações que irá lhe ajudar a se autoconhecer e a programar melhor o seu futuro.

1- Se eu fosse escrever um livro com minha filosofia de vida, qual seria o título?

2- Qual foi a última vez que eu me senti feliz? Essa sensação foi provocada por alguém, alguma coisa ou algum lugar? O que eu posso fazer para despertar esse sentimento de novo?

3- Existe algum projeto na minha vida que eu não consegui realizar e que fica me incomodando? Não está na hora de arquivá-lo e abrir espaço para novos sonhos?

4- Voltando à minha infância: o que eu queria ser quando crescesse? Quais os planos que se tornaram realidade? Quais os princípios e idéias que mantive?

5- Eu já vivo como gostaria ou estou à espera de algum acontecimento - o casamento perfeito, o emprego dos sonhos, a plástica milagrosa - para começar a viver?

6- O que eu mais gosto em minha aparência? Quais são minhas vaidades secretas? Eu tenho coragem para assumir minhas qualidades físicas e exibi-las?

7- Do que eu tenho medo? Como esses temores estão interferindo nos meus projetos de vida?

8- Como eu me vejo daqui a vinte anos? Como estará minha aparência? Tenho medo de ficar parecido (a) com minha mãe? O que eu gostaria de saber daqui a vinte anos que eu não sei agora?

9- Na minha velhice, eu gostarei do que estiver vendo quando olhar para trás?

10- Quanto dinheiro eu precisarei para a minha aposentadoria? Tenho coragem para fazer as contas e começar a guardar dinheiro?

11- O que eu sinto ao saber que passarei o final de semana sozinho (a)? Entro em pânico ou sinto-me em paz? Se isso me amedronta, o que eu posso fazer para tentar superar o medo da solidão?

12- Quando um (a) amigo (a) é promovido (a) eu sinto inveja? Como posso fazer para transformar a inveja em uma sensação de desafio, do tipo "Eu também sou capaz de alcançar o sucesso"?

13- Se eu pudesse, eu reataria as relações com as pessoas que eu desapontei ou que me desapontaram? Ou é tempo de parar de sofrer com isso e andar para frente?

14- Sou capaz de listar cinco grandes qualidades minhas? Quais as qualidades que os meus amigos e os meus colegas de trabalho enxergam em mim? Eu concordo com eles ou minha auto-imagem não combina com o modo como os outros me vêem?

15- Se eu me colocar no lugar da minha mãe ou do meu pai, que tipo de filho (a) eu estaria vendo? Já estou pronto (a) ou não para não me preocupar mais com a imagem que ela ou ele tem de mim?

16- O que eu espero do amor? Em algum momento da minha vida amorosa cheguei perto do que considero ideal? O que falta para que isso aconteça de novo?

Nenhum comentário:

FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA... Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar,  encontraram na portaria um carta...