segunda-feira, 24 de maio de 2010

O QUE É A BELEZA???

Qualquer um com um simples olhar pode dizer se alguém ou alguma coisa é belo ou feio, mas são poucos os que param para pensar porquê isso acontece.
Sem que se perceba, todos nós ficamos o tempo todo olhando para as pessoas e objetos à nossa volta atribuindo-lhes valores de beleza e feiúra.
Desde o início da humanidade a beleza é algo que fascina a todos nós, mexendo com as crianças e jovens, passando pelos adultos, até chegar aos velhos. Na verdade, ninguém está livre dos encantos da beleza.
É possível ver que, independente da localidade onde se vive ou da língua que se fale, todas as culturas e povos possuem um vocabulário rico para descrever aquilo que cada grupo considera belo e atraente.
Parece algo instintivo, pois desde a mais tenra idade todos nós aprendemos a perceber a qualidade daquilo que é bonito aos nossos olhos. Quem já teve um filho sabe que os bebês logo nos primeiros meses de vida gostam de fixar seu olhar em coisas agradáveis, brilhantes e coloridas.
Essa característica de definir o que é belo e o que é feio está intrínseca ao ser humano, o que nos faz admirar formas perfeitas e proporções harmônicas nas pessoas e em tudo que está ao nosso derredor.
Assim, à medida que crescemos vamos aprendendo a atribuir adjetivos de beleza às pessoas, aos objetos, aos seres vivos, aos ambientes construídos pelo homem e às obras e maravilhas da natureza.
É certo que os conceitos de beleza variam bastante de acordo com a cultura e com o passar do tempo. Mas, de modo geral, a beleza pode ser descrita como aquilo que salta aos olhos, toca o nosso coração e nos faz sentir bem.
No nosso dia-a-dia, a beleza pode ser vista na pessoa elegante, que possui as marcas da harmonia e da leveza das formas e linhas. Freqüentemente ela é associada à combinação de proporções do corpo e dos traços do rosto.
Além disso, podemos dizer que a beleza está vinculada à desenvoltura da pessoa, que a expressa por meio da graciosidade dos movimentos, da leveza de espírito, e através de gestos suaves e palavras especiais que demonstram o desembaraço, a jovialidade e a vivacidade da alma.
Mas, vale lembrar que a beleza extrapola a aparência física, pois ela não está associada unicamente aos traços do rosto e aos contornos do corpo.
A beleza verdadeira não está presa apenas às coisas passageiras, como a cor dos cabelos, ao brilho da pele ou o tônus muscular próprio da juventude.
A beleza transcende a matéria, ou seja, ela não está presa ao corpo físico, à carne, pele e cabelos, pois vai muito além disso.
É certo que tudo aquilo que é genuinamente belo cativa não somente ao olhar, por que pode ser percebido pelos outros sentidos, indo fundo na alma de quem ama.
A beleza é algo que depende do olhar de quem vê, dos valores e significados que se formam em nossa mente. Ela está firmemente apoiada no estado de espírito da pessoa, em um determinado momento.
A beleza está naquilo que nos faz sentir bem, de alto astral, nos fazendo ver o mundo com o toque do coração.
A beleza está em tudo o que nos traz alegria e paz, pois ela ilumina o mundo à nossa volta, nos fazendo viver melhor.
A beleza contagia nosso espírito como uma onda maravilhosa de sensações boas, trazendo fervor e felicidade para nosso interior.
Acho que é impossível ver a beleza verdadeira que há em cada pessoa e objeto que existe nesse mundo sem deixar que o amor direcione nosso ser. Acredito que beleza e o amor andam juntos, de mãos dadas, sempre. Assim, penso que a beleza se completa quando nós deixamos que ela se manifeste por meio desse sentimento tão especial.
Ame e você passará a ver o mundo com outros olhos. Ame e você verá que a beleza está perto de você!!!


(Giovanni Salera Júnior)

Nenhum comentário:

FALECEU ONTEM A PESSOA QUE ATRAPALHAVA SUA VIDA... Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar,  encontraram na portaria um carta...